17 de abr. de 2008

Da América do Sul (abaixo da linha do equador...)

Sei das minhas rotas, e das portas que fechei
Sei das linhas imaginárias que não cruzei
É natural na América do Sul
Abaixo da linha do equador
Eqüidistante em mim, alegria e dor.
É natural sonhar quintais sem cercas ou muros
E não falar inglês
Não tenho paredes, nem flores artificiais
Nada em mim é seguro, sólido, permanente,
Minha alma é tatuada por versos em constante metamorfose
Por isso às vezes, sangro uma tristeza calma,
Aos solos baixo de um violão
Na dança lenta da fumaça
E o coração se fecha um pouco, quase falha
E a lágrima disfarçada brinda o rosto
e se espalha por toda a linha do Equador
Sem muros ou cercas nos quintais
Aos solos do violão
Eu e minha solidão
nada mais.

Tonho França.

Dedicado a Kátia Arruda.

9 comentários:

Anônimo disse...

O Chico( o Buarque...) disse que não existe pecado do lado de baixo do Equador...Podemos ousar, então, nessa latitude.
O poeta não tem fronteiras, porém, só na delimitação da alegria e da dor.Ele se relativiza: não tem nada "sólido". E a tristeza branda se localiza na linha do Equador( medida escolhida).
Poema calmo, intimista, confessional,tranqüilo e aconchegante, como um solo de violão, na surdina...em algum lugar na América do Sul...
Beijos, poeta!!
Dora

Shirley disse...

Sou péssima nessa coisa de poesia, mas qdo leio coisas como "sangro", "lágrimas", "dor", percebo que algo não vai bem. Ainda que expresso com tanta belezura... :-P
E ó: nem sei quem é, mas eu ODEIO a Katia Ventura, visse???? rs
Bjin!

Loba disse...

poemaço! mas segundo soube, de vc não é de se esperar nada menos que demais, né?
em vários dos versos eu me vi, mas "nada em mim é seguro, sólido, permanente" coube em mim como teia tecida ao sul do equador.
Um beijo, poeta.

Tânia disse...

Eu juro que queria saber poetar assim, Você, Dora, Loba e tantos poetas simplesmente tiram a solidão da gente.

Beijos Tonho...

Ps.: A pergunta que não quer calar...mas quemé a Kátia Arruda, ela ganha poesia eu um jogo de panelas...pqp estou fazendo alguma coisa errada...rsssss

Tânia disse...

Estava escutando Linha do Equador com Djavan vim cair aqui novamente...
Tantos sonhos de um país ais justo...tantas lutas...
Beijos Tonho.

Anônimo disse...

Primo! Que marasmo é esse? Vamos agitar!!!!! Postar e postar e comentar o que acha de bonito pelos caminhos da Net!
Não achou nem um poeta bom por aí? Que valesse a pena?
Vamos lá...
Beijo grande!
Dora
(tenho uns links ótimos! de poetas!)

Tânia disse...

Tonho...desistiu? Ah não pode voltar...

Dora fala para o Tonho voltar!!!

Beijos querido

Anônimo disse...

bom dia!
gosto muito do sua pagina!
sou adm. do blog “o fogo anda comigo”(thefirewalkswithme.blogspot.com).
o blog tem como ideal um SARAU AMPLIFICADO onde TODOS divulgam suas ideias e, o principal, poemas.
gostaria de ser um parceiro seu!
OBRIGADO!
ofogoandacomigo@yahoo.com.br

Átila Siqueira. disse...

Adorei o poema, muito maneiro. Bom demais.

Abraços,
Átila Siqueira.